Projetos

By coco

Soledad del Monte

Soledad é uma experiência teatral que levamos durante a viagem para as cozinhas das pessoas que nos acolheram. Neste sentido, propusemos usar as casas das pessoas, especificamente a cozinha e áreas sociais  como lugar para realizar a experiência. Propusemos  nosso anfitrião produzir junto a nós o evento, quer dizer, decidir o número de pessoas a serem convocadas, o valor a ser cobrado etc.

Durante esta experiência teatral, Soledad cocina um doce que será servido mais tarde ao público e, enquanto isso, conta suas histórias.  Histórias que durante a viagem mudaram e foram enriquecidas pelo poder e a magia dos encontros. Por isso, , durante a viagem nos encontramos com as outras histórias, as que não são oficiais e, geralmente, não são ouvidas:   www.soledaddelmonte.blogspot.com.

(en español)

Soledad es una experiencia teatral que llevamos a las cocinas de las personas que nos acogieron. En este sentido, propusimos usar la casa de las personas, específicamente la cocina y áreas sociales, como lugar para realizar la experiencia. Propusimos a nuestro anfitrión producir junto a nosotros el evento, es decir, decidir el número de personas a ser llamado, el valor que puede ser cobrado por ingreso, etc.

Durante la experiencia teatral, Soledad cocina un dulce, que será servido más tarde al público y mientras tanto cuenta sus historias. Historias que, durante el viaje, cambiaron y se enriquecieron por el poder y la magia de los encuentros. Por eso, durante el viaje nos encontramos con las otras historias, las que no son oficiales, las que, generalmente, no son escuchadas (www.soledaddelmonte.blogspot.com).

 

Maria, monólogo para 4 objetos: é uma peça sobre a condição humana que surgiu das reflexões durante a viagem. Talvez esta forma de viajar, nos revelou a dificuldade de criar novas formas de viver diante das estabelecidas pela sociedade. E, entre uma fronteira e outra, reconhecemos toda a burocracia inútil que nos circunda para viver, viajar, respirar, comunicar etc. Mas, também, entre uma cozinha e outra, conhecemos a simplicidade, generosidade, o carinho e o respeito, o abraço e a riqueza.

Maria é uma mulher que é julgada. Não sabemos porque é julgada nem a força que a oprime. Apenas somos testemunha da sua sujeição a um poder maior. Maria é o relato sobre a condição do ser humano na sociedade atual.

Este trabalho estreou em Natal-RN no dia 3 de julho de 2011, na Sala de Exposições da Casa da Ribeira, dentro do projeto Circuito Ribeira.

(en español)

María, monólogo para cuatro objetos: es una obra sobre la condición humana que surgió de la reflexión durante el viaje. Tal vez esta forma de viajar, nos reveló la dificultad de crear nuevas maneras de vivir fuera de las que la sociedad estableció. Y entre una aduana y otra, reconocimos toda la burocracia inútil (perdón por la redundancia) que nos rodea para vivir, viajar, respirar, comunicar, etc. Pero, también, entre una cocina y otra, conocimos la simplicidad y la generosidad, el cariño y el respeto, el abrazo y la riqueza.

María es una mujer que está siendo juzgada. No sabemos por qué es juzgada ni la fuerza que la está oprimiendo. Apenas somos testigos de su sumisión a un poder mayor. María es un relato sobre al condición del ser humano en la sociedad actual. Estas reflexiones tomaron forma a partir de la construcción de las variadas dramaturgias de escena: luz, texto y acción. Estas se fusionan, se contraponen, se anulan y se mezclan, presentando variadas posibilidades para la interpretación del espectador. Si por un lado rompe con la lógica lineal, por otro, este trabajo nos devuelve al escenario convencional del teatro.

Este trabajo estrenó en Natal – RN, el día 3 de julio de 2011, en la Sala de Exposiciones de la Casa da Ribeira dentro del proyecto Circuito Ribeira.

teatrosemsom… sons de uma viagem

está baseado na própria experiência da viagem já que está construído a partir dos ambientes sonoros gravados nas ruas das cidades por onde transitamos. Procura apelar aos sentidos, principalmente aquele que usamos sem interpretação verbal, um dos sentidos mais diretos. Não descartando o conteúdo verbal possível, desejamos instigar o sentido auditivo e provocar a imaginação ativa do espectador. Aqui Matilda entra em cena. É nela, que esta experiência é construída a partir do uso da tecnologia como instrumento da arte na medida que fornece a ferramenta para criação e possibilita a experiência artística.

(en español)

teatrosinson… sonidos de un viaje

está basado en la propia experiencia de viaje ya que está construido a partir de los ambientes sonoros grabados en las calles de las ciudades por donde transitamos. Procura apelar a los sentidos, principalmente aquel que usamos sin interpretación verbal, uno de los sentidos mas directos. Sin descartando el contenido verbal posible, deseamos instigar el sentido auditivo y provocar la imaginación activa del espectador. Aquí Matilda entra en cena. Es en ella que esta experiencia es construida a partir del uso da tecnología como instrumento del arte en la medida que fornece la herramienta para creación y posibilita la experiencia artística.

Más información en:

https://docs.google.com/open?id=0B5_2t_A3v7TDY2IyMDExZTEtNzJhYi00M2MyLThlMmItMTc2ODg1ZDA5NjQz

A Oficina:
Criando dramaturgias para a cena

Esta oficina está dirigida para técnicos, atores, bailarinos e performers. Procuramos juntar 2 áreas de criação: interpretação e iluminação, que serão reunidas em um experimento final.

a) Luz:
– Ferramentas teóricas para compreender o funcionamento da iluminação em teatro: eletricidade e luz;
– Princípios óticos de lentes e refletores enquanto “comportamento da luz”;
– Tipos de projetor: funcionamento, manipulação e efeitos;
– Efeito da luz nos objetos e suas sombras. Plasticidade: texturas e temperaturas.
– Intenções no desenho de luz.
– Princípios de ambientes. – Luz como objeto cénico (intenções e contrastes).

b) Acção cénica
– Componentes básicos: conflito/tensão
– Materiais: palavra, espaço e movimento. Construção de lógica diferenciada: texto e movimento (digressão e construção de texto, o ritmo e a partitura de ações) e parâmetros para improvisação no espaço: relação da ação com o espaço

c) Construção de dramaturgias: luz e ação cénica
– interação entre intérprete e a luz: intenções e diálogos
– ritmo e camadas de interpretação

Duração: oito encontros de três horas cada

Necessidades: sala de ensaio, onde serão ministradas as aulas práticas de ação cénica e as aulas teóricas de luz e um espaço equipado com iluminação para os três últimos encontros.

(en español)

El taller junta dos áreas de conocimiento: luz e interpretación. Este taller está pensado tanto para técnicos de iluminación como para performers que estén interesados en nuevos campos de acción. Buscamos conocer la luz para construir dramaturgias en escena y comprender a esta última como una composición de elementos donde cada material crea su propia dramaturgia, confluyendo en el espectáculo.

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